'

quarta-feira, 2 de março de 2011

Ação Social e Secretaria da Saúde de Itaí previnem doenças sexualmente transmissíveis


 
 
Em decorrência da proximidade do Carnaval, o Departamento de Ação Social, em parceria com a Secretaria de Saúde de Itaí, promoveram na última segunda (28) uma palestra preventiva às DST’s (doenças sexualmente transmissíveis), hepatite e Aids. A palestrante foi a enfermeira da Unidade de Saúde da Família Jardim Monte Alto, Fabiola Corral da Silva.

 
A palestra começou com apresentação dos temas, mostrando com detalhes, através de imagens, e com uma linguagem acessível, as características das diversas doenças sexualmente transmissíveis, bem como as formas de evitar a contaminação. Entre as DST’s citadas esteve a herpes, sífilis, cancro mole, candidíase, gonorréia, clamídia, hepatite, Aids e outras. A enfermeira explicou que o uso do preservativo evita o contágio com as DST’s durante o ato sexual. Ela alertou, no entanto, que a herpes pode ser transmitida pelo indivíduo acometido da doença através do beijo.

Ao final da palestra a assistente social Melyssa Garcia e a coordenadora da Ação Social, Rosmary Albuquerque (Tica) ficaram disponíveis para tirar dúvidas dos beneficiados com o Ação Jovem. Tal programa é do Governo do Estado de São Paulo e está sob a gestão local do Departamento de Ação Social. Ele objetiva promover a inclusão social de jovens em vulnerabilidade social, mediante a transferência de renda, como apoio financeiro temporário para estimular a conclusão da escolaridade básica. O valor do benefício é de R$ 80 reais mensais, retirados em agência bancária pelo próprio beneficiado.