'

sábado, 29 de janeiro de 2011

Secretaria da Saúde entrega aparelhos para pacientes com apinéia

Na manhã de quinta-feira, 27/01, a Secretaria Municipal da Saúde de Avaré promoveu a entrega de 12 aparelhos chamados de “CEPAP” a pacientes que sofrem de apinéia do sono. Na oportunidade a presidente da Câmara, vereadora Marialva Biazon, que até dezembro de 2010 ocupava a pasta da Saúde, explicou aos pacientes o porquê da demora no envio dos aparelhos por parte do Governo do Estado. 

“A Secretaria de Estado da Saúde não está mais fornecendo esses aparelhos, ou seja, cabe à Prefeitura a aquisição do CEPAP que tem um custo aproximado de R$ 7 mil (sete mil reais). Mas graças aos esforços da atual secretária, Elizabeth Capecci, e dos assistentes sociais Nilson e Luciana os doze pacientes que estavam no aguardo finalmente poderão levar uma vida praticamente normal”, declarou a presidente Marialva. 

Nos próximos dias outros 20 aparelhos CEPAP estarão sendo adquiridos com recursos municipais e serão encaminhados aos pacientes que estão no aguardo. 

O que é apnéia do sono 

A apnéia do sono é uma desordem comum que pode ser muito séria. Durante apnéia do sono a respiração para ou fica muito fraca quando a pessoa dorme. Cada pausa na respiração dura geralmente entre 10 a 20 segundos, ou mais. Essas pausas podem ocorrer de 20 a 30 vezes ou mais a cada hora. 

O tipo mais comum de apnéia do sono é a obstrutiva. Durante o sono, ar suficiente não consegue ir para os pulmões através da boca e nariz, mesmo que a pessoa tente respirar. Quando isso acontece, a quantidade de oxigênio no sangue pode cair. A respiração normal então começa novamente com o ronco alto. 

Quando o sono durante a noite é perturbado, a pessoa pode ficar bastante sonolenta durante o dia. Com apnéia do sono, a pessoa não tem um sono tranquilo porque: 

* Os rápidos episódios de apnéia ocorrem muitas vezes. 

* A pessoa pode ter rápidas quedas de níveis de oxigênio no corpo. 

* A pessoa vai do sono profundo para o superficial várias vezes durante a noite, resultando em queda na qualidade do sono. 

Pessoas com apnéia do sono frequentemente têm ronco alto. Porém, nem todas as pessoas que roncam têm apnéia. 

Apnéia do sono sem tratamento pode elevar as chances de ter pressão alta, diabetes, acidentes no trânsito e trabalho e até ataque cardíaco e derrame.