'

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CEL. MACEDO - Escola de Coronel Macedo apresenta projeto Ler e Escrever

A Escola Municipal “Prof. Mitsuo Matsura”, de Coronel Macedo, implantou com muito sucesso o projeto Ler e Escrever, cujos resultados foram apresentados aos pais de alunos na tarde de quinta-feira, 28. Várias crianças interpretaram estórias do nosso folclore e fizeram narrativas de lendas brasileiras. O projeto Ler e Escrever tem como objetivo despertar nas crianças o gosto pela leitura e escrita através de estórias, quadrinhas, cantigas de roda, adivinhas, lendas e outras composições típicas da nossa cultura popular. O prefeito Zé Tonon e a primeira dama Miltes assistiram às apresentações e parabenizaram a direção, professores e alunos pelos brilhantes resultados.
“O Ler e Escrever é um projeto muito bonito e queremos parabenizar vocês e a escola pelo sucesso alcançado”, disse o prefeito, dirigindo-se às crianças. “Estimular a leitura e a escrita é muito importante para o futuro de todos vocês e eu espero que vocês estejam sempre atentos a todas as atividades da escola. Desejamos que vocês aprendam bastante, que a escola alcance bons índices e que vocês se desenvolvam cada vez mais”, concluiu Zé Tonon.
Falando em nome da comunidade escolar, a professora Monica fez um agradecimento emocionado a toda a equipe pela dedicação ao projeto. Em seguida, explicou que a 1ª série ficou incumbida de apresentar as cantigas de roda, que foram acompanhadas ao violão por Alessandro, funcionário da escola; a 2ª série trabalhou com o tema “animais marinhos”; a 3ª série desenvolveu o tema “confabulando com fábulas” e os alunos da 4ª série trabalharam “uma lenda, duas lendas...tantas lendas”.
Na sequência, Monica convocou vários alunos, cada um por vez, para apresentarem suas narrativas. O aluno Daniel falou sobre a origem das lendas, Lucas narrou a lenda do Negrinho do Pastoreio, Bruno contou a estória do Papagaio Cracrá, e assim por diante. Pais e mães presentes aplaudiram muito os alunos apresentadores e as demais crianças revelaram grande interesse em conhecer mais profundamente o vasto e rico conteúdo do nosso folclore. A professora Monica informou que a Escola Municipal do Bairro São Bernardo também está preparando sua apresentação, que deve acontecer em breve.