'

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Itaí promove Mutirão de Limpeza contra a Dengue nos próximos dias

A Prefeitura de Itaí está organizando uma força-tarefa contra os focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A ação ocorre entre 29 de novembro e 3 de dezembro, marcando também a passagem do Dia Nacional de Combate à Dengue, comemorado no penúltimo sábado de novembro.


Chamado de “Mutirão de Limpeza contra a Dengue”, o projeto tem o objetivo sensibilizar os moradores sobre a importância da retirada de criadouros do mosquito e materiais inservíveis que possam acumular água, favorecendo a proliferação das larvas. “Nossa equipe passará nas casas no dia em que antecede a coleta de lixo nos bairros. Durante as visitas os moradores serão orientados sobre a importância do mutirão e o dia da coleta em seu bairro, recebendo do agente um folheto educativo e a programação do mutirão”, informa Sebastião Pereira Junior, coordenador de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Itaí.

Conforme Junior, as atividades serão divulgadas nas escolas de Itaí, visando movimentar crianças, adolescentes e professores na luta contra a doença. Ele destaca que o mutirão será feito em parceria com o departamento de Obras e Transportes, que conciliou o mutirão às duas atividades rotineiras.

Além do mutirão, uma atividade importante e pontual, a equipe de Controle de Vetores tem outras iniciativas para o controle da dengue. Realiza palestras em escolas, inclusive com a entrega de orientações impressas, visitas as casas para orientação dos moradores e detecção de focos do Aedes aegypti, além de combater e prevenir a infestação de áreas com outros insetos como percevejos, pulgas, escorpiões, entre outros.

Dengue – A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esse mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e final da tarde. Febre, dor de cabeça, dor no corpo, por trás dos olhos e nas juntas, além de manchas vermelhas na pele estão entre os sintomas da dengue.  Ao suspeitar da doença, o paciente deve procurar o serviço de saúde, beber bastante água e evitar o uso de medicamentos a base de ácido acetilsalicílico.

Impedir a reprodução do mosquito é a melhor forma de prevenir a dengue, que procura água limpa e parada para depositar seus ovos. Diante da situação, pneus velhos, garrafas plásticas e outros materiais que impedem o escoamento da água devem ser descartados. Quem tem vasos de plantas em casa deve encher os pratos de água até a borda com areia.