'

domingo, 14 de novembro de 2010

ITAÍ - Fundo Social de Itaí forma nova turma de costureiras

O Fundo Social de Solidariedade de Itaí entregou na última terça (9) os certificados de conclusão do curso de Corte e Costura, oferecido no município através do Projeto Arte e Costura. Além de capacitação, as novas costureiras ganharam um kit com régua e tecidos.
Foram três meses de curso e 12 novas costureiras.  Para marcar a tarde de encerramento, o Fundo Social preparou uma confraternização. Esteve presente a presidente do Fundo Social, Laodicéia Paschoal, a coordenadora do Departamento de Ação Social, Rosmari Albuquerque (Tica), a assistente social Vanderly Cândido Baú, que é a responsável técnica pelo projeto, a instrutora Rosemeire Bucci, formandas e funcionários do departamento.
Na ocasião, a primeira-dama Laodicéia fez questão de valorizar as participantes do curso. Parabenizou a todas e observou a perseverança que tiveram na busca de um conhecimento que deve ser aplicado na geração de renda. Lembrou ainda que as novas costureiras poderão economizar, fazendo peças de roupas para si e a família. Disse ainda que as portas do Fundo Social continuam abertas para elas, que poderão usar as máquinas de costura do local quando precisarem.
O curso de Corte e Costura foi desenvolvido com recursos do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp). A assistente social Vanderly informa que na gestão do prefeito Luiz Antonio Paschoal tal projeto foi ampliado e novas máquinas de costura foram compradas. Conforme ela, está sendo preparado para o próximo ano um curso complementar de confecção de lingerie.
Entre as beneficiadas, todas são donas de casa. Com a qualificação, o clima é de auto-estima e boas expectativas. A participante Érica Aparecida de Oliveira relata que está fazendo consertos de roupas para a família e para ganhar algum dinheiro. “O curso ajudou bastante, pois antes eu tinha apenas uma idéia de como costurar. Quero seguir em frente”, afirma.
Já Andrea Ramos Faria Carvalho conta que sabia apenas fazer barra de calças. Está satisfeita porque com a capacitação ela poderá trabalhar em casa. Helenice Souza Santos achou excelente as aulas e conta que deverá praticar o que aprendeu fazendo roupas para seus familiares.