'

terça-feira, 23 de novembro de 2010

ITAPORANGA - Duke Energy solta 10 mil pacus em Itaporanga

Para marcar o encerramento das atividades da Semana do Rio, promovida pelo município de Itaporanga, a Duke Energy solta amanhã (23) 10 mil peixes da espécie pacu-guaçu no Rio Verde – um dos principais cursos d’água da Bacia do Alto Paranapanema, onde se localizam os reservatórios das hidrelétricas Jurumirim e Chavantes, operadas pela empresa.


Cerca de 80 alunos de 2ª série das escolas municipais Cel. Vicente Russo do Amaral e Dom Athanásio Merkle acompanham a soltura dos peixes. Antes, as crianças participam de palestra ministrada por Luciana Menegatto, engenheira ambiental, abordando o processo de produção de peixes em cativeiro, com ênfase aos benefícios ambientais e sociais do repovoamento da Bacia do Paranapanema.

A secretária de Engenharia de Itaporanga, Franciane Teodoro Peres, comenta que a participação da Duke Energy se insere na semana comemorativa ao Dia do Rio – 24 de novembro. “Durante toda a Semana do Rio, abordamos a importância, preservação e cuidados para com os rios. Após os estudos em sala de aula e a palestra, os alunos acompanham a soltura dos peixes como forma de vivenciar os conteúdos estudados”, explica a secretária.

A soltura dos peixes e as atividades de educação ambiental com os estudantes fazem parte do programa Manejo Pesqueiro, por meio do qual a Duke Energy repovoa a Bacia do Paranapanema com 1,5 milhão de novos peixes soltos a cada ano. De acordo com o coordenador do programa, o biólogo Norberto Vianna, até o final de novembro a companhia completará o lote de 1,5 milhão de peixes de espécies nativas colocados na Bacia em 2010, contribuindo para a economia e cultura da pesca no Paranapanema, tanto amadora como profissional.