'

domingo, 5 de dezembro de 2010

Avaré prestes a conquistar R$ 33 milhões contra enchentes

O Governo Municipal desenvolveu um amplo projeto de engenharia para por fim ao problema histórico das enchentes. No final de novembro, em Brasília, o Prefeito Rogélio Barcheti e o Secretário de Governo, Marcelo Ortega entregaram toda a documentação na subchefia da Casa Civil, para incluir a obra na segunda etapa do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.

Orçado em cerca de R$ 33 milhões, o projeto consiste em aparelhar o sistema de retenção da água das chuvas que causam transtornos e prejuízos aos avareenses e construir um modelo de drenagem eficiente. De acordo com o engenheiro que orientou o projeto, Dr. Francisco Justo, serão necessários dois piscinões para conter a grande quantidade de água que converge para o centro da cidade. Denominados como PI e P2, os piscinões funcionarão como grandes reservatórios e acumularão a água da chuva para evitar que ela corra por vias e inunde a cidade. O PI será construído na Vila Martins III, atrás da linha férrea, e o P2 na Vila Jardim.

Com quatro metros de profundidade cada piscinão comportará 25 mil metros cúbicos de água e terá o tamanho de um quarteirão. Com essa obra toda a água das chuvas será escoada vagarosamente na medida em que os piscinões vão enchendo. A vazão se dará por uma tubulação de largo diâmetro que vai praticamente acabar com todas as enchentes do centro expandido de Avaré. Outras localidades também terão pequenas intervenções para minimizar o problema.

Segundo o Senador Gim Argelo (DF), relator-geral do orçamento da União para 2011 e padrinho do PAC de Avaré, o projeto foi corretamente encaminhado e cumpre todos os quesitos, dependendo apenas de publicação no Diário Oficial da União. “Isso deve acontecer ainda em dezembro, caso haja tempo hábil, senão a previsão fica para o primeiro semestre de 2011”, afirma o parlamentar.

Com a pré-seleção para compor o PAC, a obra que o Prefeito Barcheti idealizou poderá se transformar na realização de um sonho antigo dos avareenses. Há décadas o problema das enchentes produz indignação em centenas de famílias que vêem a água das chuvas invadindo suas casas, derrubando árvores e causando grandes perdas.

Após a aprovação definitiva a Prefeitura iniciará os procedimentos licitatórios e a previsão do Governo Federal é que as obras tenham inicio ao longo da comemoração do sesquicentenário de Avaré, que ocorrerá em setembro de 2011. A duração da obra é de cerca de 14 meses.

“Fui tratado em Brasília como se faz nos governos republicanos e democráticos, sem nenhum preconceito por ser dirigente nacional e estadual do PSDB. Critérios técnicos que nossos engenheiros consolidaram num projeto competente nos levam a crer que temos tudo para contar com o Presidente Lula e a Presidente eleita Dilma na implantação do PAC em Avaré contra as enchentes, assim como temos o compromisso do Governador eleito, Geraldo Alckmin, de instalar também em 2011, o AME, a Fatec, o asfaltamento total das avenidas Misael Euphrásio Leal e Major Rangel e a grande reforma no Camping. Acabou a eleição e vamos unir forças para nossa cidade, agora sou filiado do P.A.: “Partido de Avaré” e os governos estadual e federal, bem como nossos deputados, senadores e vereadores estão nessa sintonia”, disse o Prefeito Barcheti, articulador do PAC para Avaré.

Durante a visita à capital federal, o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Avaré, Miguel Chibani, acompanhado de Rogélio Barcheti e de Marcelo Ortega, pleiteou ajuda a instituição. Pessoas ligadas ao Ministério da Saúde adiantaram que um possível investimento em obras de ampliação dos leitos e aquisição de equipamentos poderá ocorrer no início de 2011. Um hospital Infantil, a sede administrativa do SAMU e a Unidade de Pronto Atendimento são as prioridades da Prefeitura em parceria com a Santa Casa.

“Visitamos vários deputados e Ministérios em Brasília, mas o que mais nos animou foi a possibilidade real do PAC. Fizemos o projeto técnico, tem recursos do Governo Federal e o Prefeito Barcheti já entrou em contato com senadores e deputados para articular o apoio político. Em breve os avareenses receberão a confirmação dos recursos como uma boa surpresa, esperada há muitos anos e que agora, graças ao trabalho conjunto, se tornará realidade” argumenta Marcelo Ortega.

Em reunião na Casa Civil, o Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República, Dr. Gilmar Dominici, recebeu prefeitos de vários municípios brasileiros. Rogélio Barcheti apresentou os argumentos do PAC para Avaré e fez ponderações a respeito da parceria dos Governos Municipais com o Governo Federal na resolução de problemas emergenciais.

Com a pré-seleção, resta-nos aguardar a publicação oficial para iniciar a obra.