'

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Pioneirismo: Prefeito leva tecnologia na escola com a lousa digital


A prefeitura de Itaí dá um grande salto no aprendizado escolar. Agora os alunos das escolas municipais estão integrados na tecnologia. O prefeito adquiriu lousas digitais que foram instaladas em salas de aulas para alunos da pré-escola e das primeiras às quartas-séries do ensino fundamental. Professores e estudantes podem fazer apresentações num show de interatividade com um toque na tela. Em vez do tradicional quadro negro e do giz, uma lousa digital conectada à internet, que exibe o conteúdo disciplinar com auxílio de um software especialmente desenvolvido com base no currículo da Secretaria de Educação, de forma interativa. Tecnologia pioneira na educação do Brasil. 

A Lousa Digital transforma um computador e um projetor em uma poderosa ferramenta de ensino. Com a imagem de um computador projetada na lousa digital, é possível, com o auxílio de uma caneta especial, tocar a superfície sensível da lousa para acessar e controlar qualquer aplicativo. Também é possível escrever, destacar, sublinhar e desenhar sobre a lousa. 

Os professores receberam curso de capacitação tecnológica, em programas para apresentação na lousa e internet. Agora poderão preparar aulas no computador em suas casas para apresentar na sala de aula Através de programas poderão utilizar recursos de vídeo e imagens ampliando o universo do aprendizado. De inicio foram instaladas um lousa digital em cada escola, a meta do prefeito é instalar em todas salas. Os diretores das escolas planejam o rodízio dos professores e alunos nas salas com a lousa instalada.