'

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Coordenadoria da Saúde encerra curso de gestantes em Taquarituba

Oitenta e três grávidas receberam na segunda-feira (13), no Cras da 13 de Maio, o Kit Gestante, do Curso Educativo de Gestantes promovido pela Prefeitura de Taquarituba, através da Coordenadoria Municipal da Saúde.

O Prefeito Miderson falou da importância do curso, cujo objetivo, é de mostrar às futuras mamães os cuidados necessários para melhor qualidade de vida para o bebê e também para elas. A primeira-dama, Betinha complementou dizendo que após o parto, as gestantes devem procurar o PSF mais próximo de sua residência, para dar continuidade ao programa e adquirir mais conhecimento no atendimento ao recém-nascido. 

O curso foi direcionado a conscientização das mães, sobre a mudança do corpo durante a gestação, passando pela anatomia do aparelho reprodutor masculino e feminino, a fisiologia da gestação; além das orientações para uma gravidez sadia. 

As futuras mamães foram orientadas também, sobre o trabalho de parto (normal e cesariano), através de vídeos e palestras explicativas além da importância do aleitamento materno, a massagem de shantala dedicada ao bebê, alimentação saudável, posturas e exercícios para serem realizados durante o pré – natal, fonoaudiologia e gestante, planejamento familiar, calendário vacinal, higiene do bebê e do meio ambiente, cuidados com a saúde bucal, finalizando com informações das principais doenças que ocorrem na infância. 

O curso teve a participação efetiva da equipe de saúde municipal, com médicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista, enfim, todos em busca do bem estar das gestantes e de futuro promissor das recém-nascidas.