'

domingo, 5 de dezembro de 2010

Diretor Regional de Ensino elogia qualidade da merenda e transporte escolar em Itaí

O prefeito de Itaí, Dr. Luiz Antonio Paschoal, acompanhado do vereador Isaías Ribeiro, receberam na segunda-feira, dia 29, a visita do Diretor Regional de Ensino de Avaré, professor Celso Ferreira. Foram muitos elogios no setor educacional da administração Dr. Paschoal.

Com a renovação da frota escolar, inclusão de monitores em cada veículo, os alunos estão indo mais contentes e mais seguros de casa para a sala de aula. Itaí serve uma das melhores merendas escolares, que além do nutritivo prato quente também são servidos saladas, frutas e suco de polpa de fruta. Professor Celso também elogiou o apoio da prefeitura à rede estadual de ensino.

Celso, Dr. Paschoal e Isaías falaram também da nova escola que começa a ser construída em Itaí a partir da quarta-feira, 2 de janeiro. No valor de quase R$ 3 milhões de reais, com 16 salas de aula, inclusive biblioteca e quadra coberta para alunos de ensino médio e fundamental.

“A prefeitura de Itaí foi a única cidade pertencente à Diretoria de Ensino de Avaré que conseguiu verba do Governo do Estado para a construção de uma nova escola, graças ao empenho do Dr. Paschoal”, comentou o professor Celso.

Mudanças

Vamos recordar as grandes mudanças com o governo Dr. Paschoal. Até 2008, a grande maioria do transporte escolar era terceirizada. Veículos velhos e com mais de 10 anos de uso. Apesar de a prefeitura pagar o custo do quilômetro rodado e monitores, muitos alunos comentaram que não havia monitores nas viagens.

No primeiro ano de governo, 2009, Dr. Paschoal adquiriu veículos suficientes para que estudantes chegassem às escolas somente com transporte da frota escolar municipal e com monitores a bordo. Pais que acompanham filhos até a chegada dos ônibus voltam satisfeitos e tranqüilos para casa com a certeza de que seus filhos estão em segurança.

Antes do governo Dr. Paschoal, o comentário era que merenda tinha apenas arroz doce. Tanto que a frase do prefeito, que é médico, “arroz doce não é refeição” é conhecida por todos os itaienses. A partir de 2009, mudou tudo. Foram aposentados a velha perua Kombi e os velhos caldeirões que transportavam a merenda.

A merenda passou a ser produzida com cardápio balanceado e transportada em caixas térmicas, numa Van nova para chegar com o mesmo sabor e temperatura na mesa do refeitório das escolas. A Secretaria de Educação preparou um projeto de alimentação educacional aos alunos da pré-escola e começou a serem servidas saladas e frutas.

A última inovação é o suco de polpa da fruta. No último dia 25, foi realizada uma reunião na Casa da Agricultura com agricultores para planejar a produção de hortifruti que serão servidos na merenda em 2010. É merenda de dar água na boca. O professor Celso certamente vai levar essas informações às instâncias superiores da Educação e ao governador eleito Geraldo Alkmin.