'

domingo, 5 de dezembro de 2010

Secretaria investiga caso raro de transmissão de febre amarela

A Secretaria da Saúde do Estado investiga um caso extremamente raro de transmissão vertical de febre amarela, ou seja, da mãe infectada para o filho na fase final da gestação ou durante o parto. A possibilidade surgiu após a morte de um recém-nascido de mãe acometida pela doença. O caso ocorreu em Piraju, onde foram registradas seis mortes em decorrência da febre amarela do tipo silvestre.

A mulher apresentou sintomas da doença logo depois do parto. O mesmo ocorreu com o bebê, que veio a óbito no final de semana, com sete dias de vida. Mãe e filho ficaram internados no Hospital das Clínicas de Botucatu, onde ocorreu a morte da criança. Os exames confirmaram a doença tanto na mãe, quanto no bebê. 

A mãe, no entanto, sobreviveu à doença. A suspeita de transmissão vertical se reforçou, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Piraju, por causa do período de incubação do vírus, que chega a dez dias. Seria também o primeiro caso de transmissão entre seres humanos.

A Secretaria, no entanto, trata o caso com cautela. De acordo com informações transmitidas pela assessoria de imprensa, existe a possibilidade de o bebê ter se contaminado no ambiente externo. A família mora na zona rural, onde a doença tem forte incidência. Para obter um diagnóstico preciso, será feito o sequenciamento genético de material colhido do bebê. Não há, ainda, prazo para uma conclusão.