'

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

AVARÉ - Secretaria de agricultura envia comunicado

A Secretaria Municipal de Agricultura - Secretário Municipal de Agricultura Pedro Lucchesi, comunica que neste mês de Dezembro inicia a vacinação contra Brucelose em bezerras de 3 a 8 meses.

O Município de Avaré possui um grande número de agricultores familiares, sendo a exploração da pecuária de leite feita na maioria por pequenos produtores rurais.

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa, especialmente importante para fêmeas adultas e prenhes, sendo uma zoonose (acomete os animais domésticos e o homem) de grande relevância para a saúde pública, e responsável por grandes prejuízos no rebanho nacional de bovinos e bubalinos, devido ao aborto, redução da fertilidade e conseqüente queda na produção leiteira.

Programa realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Avaré, coordenado pela Médica Veterinária Adriana Ferraz, e vem sendo executado há vários anos, procurando assim minimizar os prejuízos do pequeno agricultor.

Consiste de: é feita uma reunião com os produtores rurais, para saber quantas bezerras cada um possui, feita a compra da vacina em conjunto, e escolhida à data da vacinação, sendo que na data em questão, são atendidos todos os produtores daquele bairro, que possuem animais a serem vacinados.

Atende aos produtores rurais que possuem até 10 bezerras, propriedades de no máximo 15 hectares, e que vivem basicamente da propriedade, solicitamos que entrem em contato com seu representante de Bairro, para saber quando será realizada a vacinação.

Melhores esclarecimentos entrar em contato com Dra Adriana Ferraz - (14) 97170400.